Histórico


Hoje pode até parecer fácil ser Espírita e manter uma Instituição Espírita, mas, outrora não era fácil, principalmente se considerarmos que, para a maioria das pessoas, o Espiritismo era doutrina de demônios...



Sessenta e seis anos depois da publicação de "O Livro dos Espíritos", Marcelino Martinez, com coragem e dedicação, inicia uma tarefa que, à primeira vista poderia parecer inglória e difícil: a fundação por estas bandas do Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos!

Em 22 de março de 1923, era, então fundado o Centro, ainda sem sede própria, sendo esta uma situação incomoda, pois a qualquer momento, pode se ficar sem teto, principalmente pela intolerância religiosa dos tempos idos...

Foram 17 anos de luta e trabalho em prol da Doutrina e da população que participava das reuniões do Centro, até que, em 1940, foi inaugurada a sede própria, para alívio de todos e alegria geral, considerando que agora não haveriam maiores preocupações, apenas a continuidade do trabalho de Jesus.

Ainda em 1940, o trabalhador José Gonçalves funda o Lar de idosos, que - por decisão unânime da Diretoria - recebeu seu próprio nome. Sua dedicação o levou a doar recursos para a construção da obra.


Face à condição de Casa benemérita, que ampara a todos, jovens, adultos e idosos, o Centro foi considerado de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal.

(Infelizmente o lar encerrou suas atividades por motivo de força maior, com os idosos sendo encaminhados para outras instituições acolhedora).

Veja, abaixo, imagens do FXS: